almôndegas aperitivo de carnaval, almôndegas com calabresa e bacon

Almôndegas para Petiscar

Mais uma ideia de petisco: almôndegas ao molho de tomate. Pensa num trem fácil e gostoso?? E pra ajudar o lado fit da força, fiz a almôndega na airfryer… ou seja, sem fritura! Mas se você não tem a airfryer, continue lendo, pois é possível fazer no forno! Não se preocupe… 

Mas vamos falar da almôndega. Há tempos atras aprendi a fazer almôndegas com um “toque de chef”, aprendi a moer junto com a carne um pouco de bacon e calabresa. Eu sei que você deve estar rindo, já que eu não frito a almôndega pra ficar mais leve, mas ao mesmo tempo coloco bacon e calabresa… isso se chama lei da compensação rs… 

Falando serio agora… essa mistura do bacon com a calabresa deixa a almôndega muito saborosa e mais unida por dentro! E fazendo na airfryer ela fica pronta rapidinho! 15 minutos e você já pode se deliciar! 

Voce pode servir sem molho também

 

Almôndegas ao Molho de Tomate

500g de patinho moído

100g de calabresa e bacon (a proporção pode ser a gosto)

1 ovo

2 dentes de alho picado 

1/2 cebola pequena ralada

folhas de hortelã (opcional)

Sal e pimenta a gosto

Aveia em flocos finos ou farinha de rosca até dar o ponto de enrolar (mais ou menos 1/3 xícara)

Molho de tomate

 

Como fazer:

1. Se voce tem moedor em casa, passe pelo moedor a carne, o bacon e a calabresa. Se você não tem, coloque no processador o bacon e a calabresa e depois misture com a carne. Se você não tem nenhum dos 2, pique beeeeeem pequenino o bacon e calabresa. 

2. Misture todos os ingredientes (exceto o molho de tomate), amasse bem e faça bolinhas do tamanho de uma bolinha de ping pong. 

3. Caso voce tenha airfryer, preaqueça por 5 minutos em 200C, pincele as almôndegas com azeite e depois “frite” por 15 minutos, mexendo na metade do tempo. Se for fazer no forno, preaqueça o forno em 200C, unte uma assadeira ou forre com papel manteiga, acomode as almôndegas, pincele azeite e leve ao forno por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo. 

almôndegas na airfryer
Pincele azeite

4. Enquanto as almôndegas estão no forno, aqueça seu molho de tomate. Se não sabe como fazer, aqui no blog tem uma receita de molho de tomate delicia! 

5. Coloque um fundinho de molho de tomate num prato, acomode as almôndegas e depois coloque mais um pouco de molho por cima… espete palitos e sirva quentinho… hmmmmm…. 

almôndegas aperitivo de carnaval, almôndegas com calabresa e bacon
Folhas de manjericão para perfumar

 

Voce pode servir essas almôndegas com uma massa, com arroz e uma salada. E ainda dá para congelar. Sem mistério: faça as bolinhas, acomode numa forma forrada com plástico filme e leve ao freezer por 2 horas. Depois solte as bolinhas e guarde em saquinho próprio para freezer. Super prático e uma grande economia de tempo no dia a dia!! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *