Batatinhas em Conserva

Ola, tudo bem?

Há tempos queria fazer essas batatinhas em conserva, mas nunca achava uma receita legal… todas me pareciam muito diferentes… umas tinham muito azeite, outras muito óleo, outras vinagre demais… Sempre que pedia a receita para alguém que faz essas batatinhas, a resposta era sempre a mesa: “ah, eu faço de olho mesmo”… e cada um vinha com um ingrediente diferente… Para quem está começando na cozinha, ouvir “eu faço de olho” é cruel…

Bem, no inicio do mês, quando os blogueiros do Coletivo Gastronômico decidiram que o tema das postagens do mês de Agosto seria festa vintage, pensei nessas batatinhas em conserva na hora!! Nada mais retrô que essas batatas não é? Sei que  muita gente acha brega, mas eu sou fã de carteirinha!!! Adoro quando chego a uma festa e servem essas batatinhas kkkkk….

Decidido que minha receita seria essa batatinha, aí começam os testes… E sabe o que é pior… eu tive que ir colocando de pouquinho em pouquinho até chegar no resultado que eu queria… e mais, em uma das vezes mudei a marca do vinagre… aí é que a ideia de medir certinho foi pro brejo… Vou passar as medidas que usei de cada ingrediente, mas sugiro que vc vá provando…

 IMG_4618

Vc vai precisar de:

500g de batata bolinha (ou pirulito)

100ml de vinagre de vinho branco (usei Castelo)

50ml de azeite

100ml de agua

2 colheres de sopa de tempero seco argentino da Pitada Natural (pode usar chimichurri ou um mix de ervas de sua preferencia)

1/2 colher de chá de orégano

1 dente de alho (inteiro mesmo, eu só descasquei)

Sal a posto

 

Como fazer:

1. Lave bem as batatas e cozinhe em fogo médio até que elas fiquem al dente, ou seja, cozidas, mas firmes. Se vc quiser, pode retirar a casca das batatas e nesse caso fique bem atento ao cozimento. Ah, eu cozinhei as batatas em água e sal.

2. Escorra as batatas e com a ajuda de um palito de dentes, faça alguns furinhos nas batatas. Isso ajudará a batata a pegar mais sabor

3. Num recipiente misture o restante dos ingredientes. Prove para sentir se não está muito acido. Como falei acima, a marca do vinagre influenciou muito na quantidade usada na receita… então não tem jeito, tem que provar.

4. Quando vc chegar um sabor que te agrade, coloque as batatas e esse tempero num pote com fechamento hermético e leve a geladeira. Deixa lá por pelo menos 2 dias antes de servir.

IMG_4619

 

Quer mais receitas para deixar sua festa ainda mais animada? Pode escolher… tem muita coisa boa!!

Coletivo Gastronômico Retrô Com Borda

Cozinha Autoral: Barquinhas de Salpicão

Cozinha da Gertrudes: Mousse de Salame

Mosaico de Receitas: Bolo Salgado de Frango

Gordices: Bolo de Pão de Queijo

Panela e Paixão: Beijinho de Coco

O que temos hoje Elisa? Empanada Galega de Frango

Burburinho na Cozinha: Bolinho de Arroz

Artes da Mel: Geléia de Pinga

Gastronomia &+: Ovos Recheados (Deviled Eggs), ClubHouse Punch

Lab Culinário: Cachorro Quente Batido

Minha Marmita Tem: Canudinho de maionese e limonada cor de rosa

Better Call San: Bolo de Coco com Baba de Moça e Marshmalow

 

 

 

 

13 thoughts on “Batatinhas em Conserva”

    1. Oi Ju… eu tb achava difícil, mas tenho lido sobre e vejo que nem é tanto assim… é mais paciência de esperar ficar pronto!
      Quanto a durabilidade, baseado no que li, deixaria no máximo 15 dias. Por isso não fiz em grande quantidade… apesar de que aqui em casa acabou em 1 semana, e olha que eu so liberei a comilança 3 dias depois de feito!!
      bjos

  1. Eu sempre faço essas batatinhas e todas as vezes mudo algum tempero, mas nunca sobra pra guardar, se brincar acaba antes mesmo de pegar gosto, tem que fazer escondido e não avisar ninguém que tem na geladeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *