carne moída soltinha para fazer recheio de pastel e panqueca

Carne Moída Soltinha com Purê de Mandioquinha

Essa receita de carne moída soltinha com purê de mandioquinha é para aqueles dias em que você só quer comer uma comida com cara de “comida de vó” e depois deitar no sofá…. 

Adoro comidinhas assim, que confortam corpo e alma… 

Não precisa estar frio não, eu só preciso estar com essa carência de uma carinho alimentar… Será que só eu sinto isso?? 

Vinha avó, que foi quem me criou durante alguns anos, era uma cozinheira extraordinária… cozinhava o simples de forma incrível!  Como eu sinto falta daquela comida!! 

De vez em quando me pego assim, com vontade de comer uma comidinha como a que ela fazia e daí vou pra cozinha e tento fazer algo assim, confortável. 

No dia em que fiz esse prato, tinha visto uma dica de como deixar a carne moída bem soltinha e decidi tentar. Era pra sair uma massa, mas no meio do caminho me veio essa vontade doida de comer carne moída com purê de mandioquinha, igual ao da minha avó. Claro que não ficou igual, minha avó tinha um tempero único na comida, mas confesso que me fez muito bem! 

Prato sem segredo algum… o único truque é como fazer a carne moída ficar bem soltinha.

 

Carne Moída Soltinha com Purê de Mandioquinha

Para o pure: 

300g de mandioquinha e agua e sal para cozinhar

Descasque a mandioquinha e coloque numa panela com agua e sal. Leve ao fogo até que a mandquinha esteja bem molinha. 

Escorra (guarde um pouquinho da agua do cozimento), amasse com amassador de batatas ou bata na batedeira. Esse é um truque ótimo para um purê bem macio, leve e sem nenhum outro ingrediente! 

Se a mandioquinha estiver muito seca, acrescente um pouco na agua do cozimento até que chegue a consistência de purê. Corrija o sal e reserve. 

 

Para a carne moída soltinha:

Enquanto a mandioquinha cozinha, coloque numa panela um fio de azeite, meia colher de sopa de tempero caseiro ou tempero de sua preferencia, 500g de carne moída e refogue. Mexa o tempo todo. Quando a carne perder a cor rosada, troque a colher por um garfo para mexer a carne. Vá passando o garfo de forma a desmanchar os grumos de carne. Esse é o truque para que a carne moída fique soltinha. 

Quando a carne estiver quase pronta, acrescente 1 colher de sopa de mostarda e 1 lata de tomate pelado (eu gosto de bater o tomate no mixer antes de colocar na panela). Se quiser, também pode colocar algumas folhinhas de manjericão… eu amo! 

Corrija o sal e sirva sobre o pure…

Garanto que voce vai ter lembranças da infância comendo esse prato!! 

DICA: Se sobrar molho de carne moída (o que eu duvido) coloque em potes plásticos e leve ao freezer. Assim você vai ter um molho caseiro e delicioso prontinho para quando precisar!! 

DICA 2: essa carne moída, sem o molho, é perfeita para rechear pastel, panqueca… experimenta! 

DICA 3: outra comidinha com cara de comida de vó que adoro fazer é strogonoff… aqui tem uma receita bem simples, mas tão gostosa…. 

carne moída soltinha perfeita para pastel ou panqueca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *