como fazer carne de panela e purê de cenoura e mandioquinha numa panela so, refeição de uma panela so, one pot,

Como Fazer Carne de Panela e Purê de Cenoura e Mandioquinha na Mesma Panela

Sim, dá pra fazer carne de panela e purê de cenoura e mandioquinha na mesma panela!

Que eu sou  “amiga” da cozinha prática vocês já sabem né? Mas quem me segue lá no instagram sabe que além de prática, gosto da cozinha que suja pouca louça kkkk

Quem me segue lá também sabe que eu prefiro um purê a arroz… então olha que oportunidade para sujar pouca louça: a gente faz a carne e cozinha os legumes tudo junto!! !

A primeira vez que fiz isso foi com bife a role e purê de mandioquinha. Hoje fiz carne de panela e purê de cenoura e mandioquinha, tudo na mesma panela!!

Aí voce me pergunta: mas como, se a carne e os legumes tem tempo de cocção diferente??

Simples: voce coloca a carne e a cenoura, cozinha pelo tempo necessário, tira a pressão, abre a panela e coloca a mandioquinha!  Aí é só deixar uns 8 minutos e voilà, prontinho!! 

Eu usei coxão mole em cubos, mas existem outras carnes mais em conta e ficam deliciosas também: acém, coxão duro, paleta, músculo…

Mas vamos ao passo a passo… Essa quantidade que fiz serviu 3 pessoas (2 adultos e 1 criança) 

 

Carne de Panela e Purê de Cenoura e Mandioquinha 

600g de coxão mole

1 tomate

1 colher de sopa de tempero caseiro para refogados (ou seu tempero de costume)

2 cenouras

2 mandioquinhas grandes 

Sal (caso seu tempero não tenha sal) 

 

Como fazer:

1. Comece pela carne. Numa panela de pressão, aqueça um fio de óleo, coloque o tempero e um tomate picado (não precisa picar muito pequeno não, pois ele vai desaparecer). Refogue por uns 3 minutos. 

2. Acrescente a carne picada em cubos médios e deixe “fritar” até que ela perca o aspecto de carne crua. 

3. Acrescente a cenoura e tampe a panela. 

4. Se voce estiver usando uma panela de pressão elétrica, programe para 25 minutos. Se estiver usando uma panela de pressão “normal (aquela que se usa no fogão), conte 25 minutos a partir do momento que ela pegar pressão (que começar a chiar).

5. Passados os 25 minutos, tire a pressão da panela (desligue o fogo e deixe sair a pressão sozinha, ou levante a válvula com um garfo). Abra a panela com cuidado e coloque a mandioquinha picada. 

6. Programe a panela em 8 minutos ou conte 8 minutos a partir do momento que a panela pegar pressão novamente. 

7. Tire a pressão, abra a panela com cuidado, tire a cenoura e a mandioquinha e amasse bem. Você pode usar um multi processador ( que eu acho mais rápido). Use um pouco da agua do cozimento da carne para deixar o purê mais molinho, caso você goste. 

como fazer carne de panela e purê de cenoura e mandioquinha numa panela so, refeição de uma panela so, one pot,

 

Pronto! Agora é so servir!! 

 

Qual a Sua Panela de Pressão Elétrica?

Aqui em casa eu uso essa panela de pressão elétrica da Mondial. Acho super prática e segura. Diferente da panela de pressão convencional (aquela que usamos no fogão), essa não faz barulho nenhum (ótima pra quem tem medo daquele chiado) e o fato de ter um timer ajuda muito!! Vc pode colocar a comida na panela e fazer outras coisas. Não precisa ficar “vigiando” a panela. Clique aqui para saber mais! 

 

Dica:

Eu costumo fazer a carne em maior quantidade e depois congelar… Assim adianto outras refeições! Se você gosta de se planejar e de facilitar seu dia a dia, sugiro que dê uma olhadinha nesse post aqui sobre congelamento de carnes prontas! 

 

como fazer carne de panela e purê de cenoura e mandioquinha numa panela só, jantar numa panela so

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *