cardápio semanal

Como Organizar um Cardápio Semanal e Ganhar Tempo

Voce faz um cardápio semanal das suas refeições? Ainda não? Então posso te garantir que você está perdendo tempo e dinheiro…

Dinheiro? Sim, dinheiro… vai me falar que você não perde nadica na sua geladeira ou despensa?

Depois de muito jogar comida fora e de pedir comida porque não tinha me organizado, tirado carne do freezer… resolvi aderir ao cardápio semanal e posso te dizer que meu bolso e meu humor agradeceram muito! 

Talvez voce até seja aquela dona de casa que abre a geladeira e em 5 minutos consegue juntar tudo que tem e fazer um banquete. Se for, parabéns, mas ainda não é meu caso… Não consigo fazer essa mágica na frente da geladeira. Preciso ter uma programação do que vou fazer para as coisas andarem aqui em casa. 

Até para a lancheira do meu filho preciso de um cardápio semanal. Falei um pouco sobre isso nesse post aqui

Mas chega de conversa e vamos ao que interessa:

Como Organizar Um Cardápio Semanal?

Passo 1: Olhe o que você tem na geladeira e despensa

A melhor forma de evitar o desperdício é sempre montar seu cardápio baseado no que você já tem em casa. Assim você “gira” sua despensa e sua geladeira e não perde nada!

 

Passo 2: Anote tudo

Sim, se voce for das minhas, vai precisar anotar, senão em 5 minutos já esqueceu tudo! Eu faço uma lista do que tenho e depois começo a pensar em como usar esses ingredientes. 

 

Passo 3: Faça seu cardápio

Baseado no que voce já tem em casa, crie seu cardápio. Aqui em faço para a semana toda, mas você pode fazer apenas para os dias “úteis” da semana. Veja o que melhor se encaixa no seu dia a dia. Para criar o cardápio leve em consideração os produtos “de época” que certamente estarão mais baratos e mais bonitos. Fique atenta as promoções também! Tudo isso ajuda a economizar na hora das compras. 

 

Passo 4: Faça sua lista de compras 

Eu costumo anotar o que vou fazer e ao lado a lista de compras. Pra que? Porque se eu chegar no mercado e ver que o produto que eu ia comprar está muito caro ou não tem, fica mais fácil saber pelo que substituir, já que eu tenho o cardápio em mãos! Outro bom motivo para fazer a lista é economizar dinheiro e tempo… não sei você, mas eu ADORO passear no mercado… o problema é que sempre acabando comprando mais do que deveria… 

 

Passo 5: Organize o que foi comprado

Chegando em casa, organize o que deve ir ao freezer, o que será mantido em geladeira, o que já pode ser preparado… tudo isso ajuda muito no corre corre da semana. Aqui no blog eu tenho alguns posts que talvez ajudem você a se organizar:

 

Passo 6: Mantenha seu Cardápio a Vista

Deixe seu cardápio num lugar fácil e sempre de uma olhadinha nele antes ou depois do jantar, para saber se você precisa tirar do freezer alguma carne para o dia seguinte. 

 

Espero que essas dicas tenham ajudado você a se organizar na cozinha! Aqui eles deram certo e valem ouro!! 

Caso voces queiram baixar, nesse link tem alguns modelos de cardápio semana para vocês imprimirem! 

Aproveita e nos acompanhe no Instagram, sempre rola dicas para facilitar sua vida na cozinha! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *