1 festival de gastronomia criativa no igualem Campinas

Iguatemi Campinas Recebe 1º Festival de Gastronomia Criativa

Festival de Gastronomia Criativa será realizado de 12 a 14 de janeiro, com pratos criativos e programação de lazer,além de  um hortifruti integrado ao festival com opções de ingredientes especiais para incentivar a criatividade nas refeições.

 

O Iguatemi Campinas recebe de 12 a 14 de janeiro, sexta a domingo, o 1º Festival de Gastronomia Criativa, com programação musical gratuita, estações com chefs conhecidos da cidade que irão apresentar pratos criados para o evento e um minimercado com exposição de produtos que incrementam na hora de fazer releituras e usar a criatividade para preparar uma refeição para encantar aos olhos e promover uma experiência gastronômica.  Completando a diversão, haverá apresentações de bandas locais e som de DJs.

Com entrada gratuita, o evento funcionará das 10h às 22h na sexta e no sábado e das 12h às 20h no domingo, no Piso 2 da torre de estacionamento do shopping (próximo ao restaurante Outback Steakhouse).

No espaço será montado um mini Market do OBA Hortifruti, com mais de 200 produtos relacionados à experiência que envolve o universo da cozinha criativa e ingredientes que não podem faltar na cozinha de um chef criativo.

Para o evento, cada chef levará um prato especial, ou que tem assinatura própria ou ganhou releituras. O nhoque de tubérculos com ragu de carne com toque de framboesa e espuma de queijo Brie é uma criação da Chef Manu, do Buffet Cayena, bastante conhecida na cidade por seus pratos inventivos com ingredientes cheios de brasilidade.

O chef Emerson Donadon, do Amaô Gastronomia, preparou para o evento, um risoto surpreendente de quinoa com tomate, mussarela de búfala e chantilly de manjericão e, como segunda opção, um pirarucu com mouseline de batata e emulsão de taioba, ingrediente antigo dos quintais que foi resgatado com as PANCs – plantas alimentícias não convencionais. 

As PANCs têm feito a cabeça dos chefs, levando espécies nativas, exóticas, cultivadas e que nascem espontâneas no mato para os menus das cozinhas mais criativas. A tendência tem recuperado ingredientes de algumas regiões brasileiras e dos quintais antigos. Ditas não convencionais por apesar de ter propriedades alimentares, serem pouco conhecidas, pouco consumidas, quase nunca reconhecidas ou valorizadas, mas que têm tanto a oferecer, como texturas e sabores novos para nosso organismo e até para nossa experiência de vida e  reverência aos modos de fazer mais antigos.

Muitas dessas plantas cresciam nos quintais e muita gente tinha a mania de considerar daninhas, caso da própria taioba, que lembra uma folhagem que não era comestível. Outra abordagem dessa tendência é utilizar partes que se costuma jogar fora, como nas bananas, das quais não utilizamos os corações ou umbigo. Ou as folhas de acerola, de vinagreira, ora-pro-nóbis, flores de ipê, entre outras partes de algumas árvores, que muita gente não sabe que pode comer.

O Chef Heitor, do Americo Bar, deu seu toque a lanches clássicos: o sanduiche de mortadela, de costelinha com BBQ, cebola roxa e queijo derretido. Outra criação: o sanduiche de linguiça ficou bem interessante servido com queijo cheddar.   

Para os veganos, o Chef Luciano Antonello promete surpreender com a sua feijoada vegana.

Como o próprio nome diz, o fondue criativo vai agradar aos paladares que adoram doce, servido com frutas, marshmallow, brownie, donuts e recheado com chocolate com creme de avelã ou chocolate crocante de ovomaltine, a sobremesa é uma criação das mãos da chef Karyna Ramacciotti, do Cup’n Cakes. 

O festival terá ainda a presença do foodtruckBatata McCain, conhecido pela batata com acompanhamentos surpreendentes.

A expectativa é receber mais de 3 mil pessoas nos três dias do festival. “Tanto pelo formato do evento gastronômico com pratos personalizados ou criativos, como pela segurança de estar dentro de um shopping, o evento traz uma boa proposta para curtir o dia com a família, com boa comida em torno do universo gastronômico”, reforça Daniel Perches, organizador do evento. 

O 1º Festival de Gastronomia Criativa conta com patrocínio da rede OBA Hortifruti e Cervejaria Campinas. 

 

Festival de Gastronomia Criativa

Local: piso 2 da torre de estacionamento do Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)

Quando: de 12 a 14 de janeiro, sexta a domingo

Horários: sexta e sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 20h

Entrada gratuita

Sobre o Iguatemi Campinas – O Shopping Center Iguatemi Campinas foi o primeiro shopping do Brasil construído fora das grandes capitais e tornou-se o melhor complexo de uso misto do interior de São Paulo.  Segundo shopping da Iguatemi Empresa de Shopping Centers e maior complexo da rede, são 388 operações com diversas opções de moda – marcas nacionais e internacionais –, gastronomia, casa/decoração, tecnologia, cultura e lazer.  Com um ambiente agradável e pensado nos mínimos detalhes, o empreendimento proporciona conforto e conveniência para seus clientes em um único lugar e apresenta diferenciais como o mais moderno teatro da cidade, dois complexos de cinema – incluindo um prime –, duas megalivrarias, além da única torre de estacionamento coberto entre os shoppings da região, com sistema de sinalização de vagas.

 

Quer ver mais opções de restaurantes?? Clica aqui para conferir! 

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *