Manicaretti de Queijos, Presunto e Champignon

Esse é um post bastante especial pra mim! 

Essa receita de manicaretti de queijos, presunto e champignon faz parte de um especial de Natal da Queijos Ipanema! Fiquei super contente quando a marca me fez o convite! É muito bom poder trabalhar em parceria com uma empresa que vc usa e super recomenda. Quem segue o blog há um tempo sabe que adoro queijos e uso muito os da marca Ipanema. Meus queridinho são o minas frescal e o creme de ricota… mas agora descobri também que o Gouda, o gorgonzola e o provolone defumado Ipanema são incríveis!! 

Quando o convite chegou, pensei em um milhão de receitas diferentes!! Pensei em massas recheadas, em massas simples com molhos diferentes, saí das massas e fui para as entradinhas… depois de muito viajar nas ideias, pensei que essa receita precisaria ser algo simples de ser feito, saboroso, que agradasse o máximo de paladares possível e que pudesse ser preparado com antecedência, porque ninguém merece ficar enfiado na cozinha na véspera de Natal não é mesmo??

Vc pode pensar: nossa, mas o manicaretti é difícil de ser feito??? Que nada!! Fácil, fácil… É uma aula de dobradura kkkkk… e o bom é que vc não precisa fazer muitos… Como vc terá várias opções de pratos na ceia, um manicaretti grande por pessoa é suficiente. 

Eu fiz essa receita para 15 unidades bem recheadas! 

 

Vc vai precisar de:

500g de massa de lasanha (vc pode comprar no mercado ou comprar fresca em alguma rotisserie) 

15 fatias de presunto

100g champignon fatiado (eu adoro champignon, se vc não é tão fã como eu, pode usar menos)

400g mussarela Ipanema 

400g queijo minas frescal Ipanema

50g queijo gorgonzola Ipanema

100g creme de ricota Ipanema

Sal e pimenta do reino a gosto

 Molho de tomate (usei 3 latas de tomate pelado refogadas com cebola e manjericão)

Parmesão ralado (na hora) pra gratinar (opcional)

 

Como fazer:

1. Comece pelo recheio. Coloque todos os queijos no processador (mussarela, minas e gorgonzola). Processe tudo até que fiquem esfarelados. 

2. Retire do processador, acrescente o champignon fatiado e misture bem.

3. Junte o creme de ricota aos poucos e vá mexendo. Vamos usar o creme de ricota para dar liga. Essa mistura tem que ficar como uma “massinha”. Se ficar muito mole vai vazar enquanto estiver no forno e não queremos isso!! Tempere com sal e pimenta e reserve.

4. Recheio pronto, agora vamos para a massa. O presunto não entra agora não… calma…

5. Para a massa vc tem a opção de compra-la já cozida (mais prático) ou comprar fresca e cozinha-la. Eu optei pela segunda forma e achei mais chatinho, mas nada que não possa ser feito. A diferença é que a massa fresca precisa ser cozida antes de ser recheada. Vc coloca em agua fervendo, espera cozinhar, retire e coloca sobre um pano de prato limpo. Espera esfriar e já pode manusea-la. Se vc optou pela massa já cozida, é só começar a rechear.

6. Vamos precisar de quadrados de massa. Então, se a sua está em formato de retângulo, basta cortar ao meio. Eu usei quadrados de 15cm.

7. Sobre a massa, coloque uma fatia de presunto. O presunto deve ser cortado em quadrados de 7cm

8. Coloque uma porção generosa de recheio no centro da massa e tente moldar como um quadrado.

9. Feche a massa como na foto abaixo. (Depois de todos dobrados, percebi que tinha esquecido da foto kkkkk).

como fazer

10. Coloque molho no fundo do refratário que vc usará para servir o manicaretti

IMG_6920

 

11. Acomode a massa sobre o molho e depois coloque mais molho por cima.

IMG_6921

 

12. Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno aquecido a 200C por 20 minutos.

IMG_6926

 

13. Tire do forno, polvilhe parmesão ralado e retorne ao forno até gratinar. Se vc não quiser, pode servir sem o parmesão gratinado… é de gosto! 

IMG_6952

 

 

Dicas para o Natal:

1. Vc pode fazer e congelar essa massa. Isso ajudará demais no dia de Natal. Faça com antecedência! Congele a massa já recheada em aberto por 5 horas. Depois coloque em sacos próprios para freezer, tire o máximo de ar possível, feche e mantenha no freezer. 

IMG_6919

2. Se vc congelar a massa, no dia de Natal, basta retira-la do freezer, colocar no refratário com molho e levar ao forno pre aquecido a 200C, coberto com papel alumínio, por 35 minutos. 

3. Se vc quiser abusar da caseirice, pode fazer um super molho de tomate caseiro que fica uma delicia! Dá uma olhada nessa receita aqui!

 

Espero que tenham gostado da dica!! Essa massa fica realmente muito boa e é super pratica!! 

bjos e boa semana!

Deia Tomaz

 

 

 * esse não é um publipost, mas sim uma parceria do blog com a Queijos Ipanema (marca que recomendo).

 

como fazer manicaretti recheado, massa para o natal, massa recheada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *