Pastel Assado de Doce de Leite e Banana

Bom dia!!!

O docinho dessa sexta feira é uma semi gordice, já que é assado e tem fruta kkkkkk…

Brincadeiras a parte… eu não curto muito fazer fritura em casa… na verdade, dá para contar nos dedos de uma mão quantas vezes no ANO eu faço fritura em casa… Não sou muito chegada, minhas únicas exceções são para o churros, o pastel e a coxinha, mas nesses casos, acabo comendo na rua… Vc deve estar rindo, né?… eu sei que são muitas exceções kkkk

Esses dias estava em casa pensando num docinho para fazer, mas queria uma coisa rápida… nao queria um bolo, nem torta… queria só um docinho… ai fui para a cozinha, abri a geladeira e vi essa massa de pastel dando sopa lá… hummm pastel doce…. boa pedida!! Daí pensar na combinação banana e doce de leite é fácil… sou viciada!!! Já fiz uma torta de banana e doce de leite DIVINA aqui… dá uma olhada!!

Mas, voltemos ao pastel doce!

Vc vai precisar de:

Massa para pastel (se vc achar a massa de pastel de forno fica melhor ainda)

Doce de leite (prefira os mais firmes)

Banana

 

Como fazer:

1. Pré-aqueça o forno em 180C

2. Se vc estiver usando uma massa de pastel de rolo, corte a massa em círculos usando um cortador ou uma faca mesmo.  Se preferir essa redonda, é so retirar da embalagem

3. Como vamos usar banana, que é um recheio mais firme, eu sempre gosto de fazer uma marca na massa para saber onde ficará a dobra. Gente sem muita noção tem que ter seus truques para nao rasgar a massa na hora de dobrar né? kkkkk

IMG_0504

4. Passe o doce de leite na massa, deixando um dedo de distancia da borda. Isso faz com que o recheio nao vaze, ou vaze menos (rs…)

IMG_0500

5. Coloque 2 rodelas de banana (minha massa era pequena, por isso so coloquei 2 rodelas). Não coloque a banana no centro da massa, senão vc nao consegue fechar o pastel.

IMG_0501

6. Umedeça as extremidades da massa com agua, isso ajuda a fechar melhor o pastel. Pode usar o dedo mesmo. É so para umedecer, não para encharcar!! Depois feche a massa e aperte com os dedos.

7. Para ajudar a fechar melhor, com a ajuda de um garfo, faça esses “vincos” ao redor da massa.

IMG_0503

8. Coloque o pastel sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos.

9. Retire do forno, tire o papel alumínio, pincele azeite sobre a massa (pouco) e retorne ao forno sem o papel alumínio até dourar.

10. Polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva!!

 

Dica

Sei que é tudo de bom comer o pastel quentinho, mas cuidado!! O doce de leite está fervendo e pode te queimar…

Prefira um doce de leite mais firme. Algumas marcas são boas: Itambé, Frimesa, Viçosa, Havanna… Os mais moles vao vazar com facilidade.

Vc pode fazer o pastel frito também, so cuidado para não vazar o doce de leite. Nesses casos o óleo costuma espirrar e pode provocar queimaduras.

Aí vc me pergunta: mas assado fica igual ao frito? Não, não fica… ainda que a aparência, com algumas massas fique bem parecida, o sabor é diferente.

Se vc quiser, pode trocar a massa de pastel por massa folhada! Fica ainda mais gostoso, mas mais “gordo”…

Pode trocar o doce de leite por leite condensado cozido? Entao, já ouvi falar que leite condensado cozido, quando usado em receitas que vao ao forno, endurece. Não sei se é verdade, nunca testei… mas fica a dica!

 

E é isso!! Bom final de semana para vcs!! Até segunda feira!!

 

bjs

Deia

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *