Pudim de Leite Condensado

Pudim de Leite Condensado aqui em casa só o marido fazia… Desde que casamos, a receita de pudim oficial da residência era a dele… ERA…

No domingo fui desafiada por ele: ele disse que eu não conseguia fazer um pudim… Questão de honra fazer um pudim delicia!!

Para me socorrer, fui buscar a receita no que, para mim, é o melhor site de confeitaria do Brasil: I could kill for dessert. Para quem curte confeitaria de alto nível, esse é o lugar! Para quem não sabe, mas quer aprender, corre la tb!

Para um pudim médio, vc vai precisar de:

1/4 de xicara de cha de agua

1 xicara de cha de açucar

1 lata de leite condensado

a mesma medida de leite integral (use a lata de leite condensado para medir)

2 ovos

2 colheres de sopa de extrato de baunilha

Como fazer:

1. Acender o forno em 170C

2. Colocar 1 litro de agua para ferver. Essa agua será colocada na assadeira para assar o pudim em banho maria

3. Numa panela, colocar 1/4 de xicara de agua e o açúcar. Dica: coloque a agua e depois o açúcar no meio da panela, aos poucos, para que não fique grudado nas bordas da panela.

4. Leve a panela ao fogo médio-baixo e deixe até que a essa calda chegue numa cor âmbar (quase um marrom). Não mexa na calda em hipótese alguma para não açucarar.

5. Enquanto a calda está no fogo, coloque no liquidificador o leite condensado, o leite, os ovos e a baunilha. Bata bem.

6. Jogue a calda na forma toda, para carameliza-la por completo. Cuidado para não queimar a mao, pois a forma esquenta rapidamente!

7. Aqui tem um truque: se vc quer um pudim sem furinhos, passe a mistura batida no liquidificador pela peneira antes de colocar na forma do pudim. Se vc curte o pudim com furinhos, deixe a peneira de lado e despeje a mistura do liquidificador direto na forma.

8. Coloque a forma com o pudim dentro de uma assadeira. Coloque a agua que deixou fervendo na assadeira para que o cozimento seja feito em banho-maria. Coloque até a altura de uns 2 ou 3 dedos (ou metade da forma). Cuidado para não deixar a agua espirrar dentro do pudim.

9. Cubra o pudim com papel alumínio (a parte fosca para fora) e leve tudo ao forno.

10. Vc vai cozinhar o pudim tampado com papel alumínio por 30 minutos.

11. Após esse período, tire o papel alumínio e cozinhe até que, colocando uma faca no pudim, essa deve sair limpa. O meu cozinhou por mais 1 hora.

12. Tire do forno e leve a geladeira.

13. Desenforme o pudim e seja feliz!!!!

 

Dica

Para desenformar, passe uma faquinha ao redor do pudim para ajudar a soltar nas laterais.

Se o pudim não quiser sair da forma, coloque alguns segundos na boca do fogão que ele solta!

Ai vc pergunta: dá para fazer com essência de baunilha ao invés de extrato de baunilha? Da, dá… so nao vai ficar com o mesmo sabor…

Ao invés de um pudim médio, eu fiz vários pudins pequenos! Ficaram muito fofos!!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *