Risoto de Shitake e Queijo Brie Acompanhado de Medalhão de Mignon

Fazia um tempão que eu não fazia um risoto e nesse final de semana resolvi caprichar! Fiz um risoto de shitake e queijo brie acompanhado de medalhão de mignon… a coisa foi boa por aqui!!! 

Já falei em outros posts que sempre tive medo de fazer risoto, até que comecei a fazer… claro que os primeiros não saíram lá tão bons assim, mas com o tempo fui pegando o jeito e eles foram ficando cada vez melhores. Claro que tenho muito a aprender, mas confesso que tenho orgulho dos meus risotos!! 

O melhor é que você pode fazer risoto de vários sabores… ótimo para aqueles dias em que você abre a geladeira e não sabe bem o que fazer… Deixo sempre na despensa arroz arbóreo, vinho branco e um queijo. O resto é invenção! Se você gosta de risotos, aqui no blog tem várias receitas! Confere aqui

Comece temperando a carne. Eu usei medalhões de mignon de uns 2 dedos de altura. Temperei somente com sal e pimenta e reservei. Aqueça o forno em 230C. Quando o risoto estiver quase pronto, sele os medalhões em frigideira bem quente, de preferencia que possa ir ao forno. Não fique virando o medalhão. Você vai coloca-lo na frigideira, deixar por uns 7 minutos e depois vira-lo. Deixe uns 5 minutos e leve a frigideira ao forno apenas para finalizar a carne. Se você gosta do medalhão mal passado, nem precisa levar ao forno. 

 

Agora vamos a receita do risoto e depois a gente volta aqui no medalhão.

 

Risoto de Shitake e Queijo Brie

3 colheres de sopa de manteiga

200g de shitake fresco picado em cubos

folhinhas de tomilho (opcional)

1 cebola pequena picada em cubos pequenos ou ralada.

1 xícara de chá de arroz arbóreo

1/2 xícara de chá de vinho branco (pode ser espumante também)

1,5L de caldo de legumes caseiro ou industrializado

125g de queijo brie 

Sal e pimenta

 

Como fazer: 

  1. Aqueça o caldo de legumes
  2. Na panela onde voce fará o risoto, derreta a 2 colheres de sopa de manteiga e coloque o shitake. Mexa, acrescente as folhas de tomilho e refogue até que o shitake fique macio. É rápido… fique de olho! 
  3. Retire o shitake da panela e reserve
  4. Coloque 1 colher de sopa de manteiga na panela e refogue a cebola.
  5. Acrescente o arroz e mexa muito bem. 
  6. Coloque o vinho e deixe até que o álcool evapore (você deixa de sentir o cheiro)
  7. Acrescente uma concha de caldo e mexa bem. Assim que ela secar, coloque mais uma concha e vá fazendo isso até que o risoto esteja al dente, o tal do firme por fora e macio por dentro. 
  8. Quando o arroz estiver no ponto, acrescente o shitake e o brie em cubos. Mexa bem e sirva em seguida. 

 

Essa receita teve o apoio da Allfood Importadora que nos enviou o queijo brie da empresa alemã Alpenhain para experimentarmos. Super aprovado! Queijo muito macio e de um sabor incrível! Aguardem receita com o brie temperado com pimenta preta! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *