Bolinhas de Coalhada no Azeite

Ola, bom dia!!

Já falei em outro post que moro em São Jose do Rio Preto, interior de SP. A cidade tem influencia árabe/síria e por consequência a culinária daqui é regada a muita coalhada, hommus, quibe… Na maioria das padarias e supermercados vc encontra esses produtos e com boa qualidade… uma benção!! rs…

Mas… estou voltando para minha terrinha – Campinas – e la, encontrar comida árabe não é tao fácil assim… então o jeito é começar a aprender a fazer os pratos mais comuns para não passar vontade!

Decidi começar pela coalhada, pois vi um post lindo da @goriahuk (perfil do instagram) e fiquei mega inspirada… O problema é que sou a única que come coalhada aqui em casa, então tive que “camuflar” as bolinhas para que meu marido provasse kkk… Salpiquei orégano e pimenta rosa para dar uma disfarçada na coalhada!!

 

Vc vai precisar de:

1 litro de leite (daqueles de saquinho, tipo A, que ficam na geladeira do supermercado)

1 pote de iogurte natural ou potinho de coalhada da Atilatte

Orégano

Pimenta rosa

Azeite

 

Como fazer:

1. Leve a leite ao fogo numa panela grande em fogo médio

2. Assim que levantar fervura desligue e espere esfriar um pouco. Não precisa esperar o leite subir ate derramar não!

3. Quando o leite estiver a 40C coloque o iogurte e misture bem. Se vc não tem termômetro, problema nenhum! Vc pode “medir” a temperatura colocando o dedo no leite. Se vc conseguir manter o dedo na leite por 10 segundos está na temperatura certa!

4. Depois de misturar o iogurte, abafe com um pano e deixe no forno/microoondas por 12 horas. Eu fiz a noite e deixei no microondas até o dia seguinte.

5. No dia seguinte (ou depois das 12 horas) nós vamos “drenar” o soro. Para isso, eu uso um pano de prato ou fralda de bebe (aquelas branquinhas) e uma peneira. Pleeeease: o pano de prato e a fralda devem estar limpos… eu tenho uma fraldinha separada pra isso…

6. Para fazer essa drenagem vamos montar uma traquitana: vamos colocar uma peneira ou escorredor de arroz  sobre uma panela (onde o soro vai escorrer) e dentro da peneira vamos colocar o pano de prato/fralda. Sobre o pano vamos despejar a mistura de leite e iogurte e deixar escorrer.

7. Para fazer as bolinhas precisaremos escorrer por 24 horas. Aqui como é muito quente eu segui a dica da Renata, deixei 12 horas fora da geladeira e 12 horas dentro da geladeira.

8. Depois de 24 horas, faça as bolinhas e coloque num tabuleiro/forma e deixe secar por 3 horas. Para ajudar a fazer as bolinhas, unte a mão com azeite.

9. Passadas essas 3 horas eu coloquei azeite num potinho, coloquei as bolinhas e balancei o pote para as bolinhas ficarem envoltas no azeite. Depois salpiquei o orégano e mexi novamente. Mas mexe devagar para as bolinhas não espatifarem…

10. Depois coloquei a pimenta rosa e guardei na geladeira até a hora de servir.

10. Sirva com pao sírio, torradinhas de pao sírio (como na foto), purinha…

 

Dica

Se vc não quiser fazer as bolinhas, pode fazer a coalhada seca comum, aquela pastinha sabe? Se vc gosta da coalhada bem molinha, no passo 7, ao invés de escorrer por 24 horas, é so escorrer por 8 horas e colocar em um pote de vidro esterilizado!

Agora, se vc gosta da coalhada mais firminha, deixe escorrer por 24 horas e depois guarde num pote de vidro esterilizado.

 

E é isso!!

Até a próxima receita!!

 

bjs

Deia

como fazer coalhada caseira, como fazer bolinhas de coalhada aperitivo

14 thoughts on “Bolinhas de Coalhada no Azeite”

      1. Só que. A moça dessa receita.disse que colocar direto as bolinhas no azeite ele dismancha.não concordo com ela não pq eu sou chef de cozinha especializada em comida aribe é isso q ela falou não tem sentido não pq ao ler a receita dala eu ja encontrei um pequeno erro q faz toda a diferença

        1. Ola Maria Geralda, tudo bem?
          Que bacana que voce é chef de cozinha especializada em cozinha árabe… certamente pode contribuir bastante com esse post… qual erro você encontrou que faz toda diferença??? Pode compartilhar conosco para aprendermos mais?

  1. Fiz a receita. Uma parte aproveitei e fiz iogurte e a outra a coalhada deixei numa consistência mais firme e temperei com azeite de oliva, ervas finas, orégano e sal rosa, mas usei para passar no pão e misturar nas saladas verdes em forma de bolinhas. Ficou uma delícia!

  2. Amo comida árabe! Aqui em casa, quando fazemos a coalhada seca, deixamos escorrer em um filtro de papel de café. É muito prático…
    Depois de pronto, é só rasgar o filtro e descartá-lo.

  3. Um truque muito bom é misturar os temperos com o azeite antes e o quanto antes melhor (não exagere, apesar que sempre se pode acrescentar mais azeite), assim quando colocar as bolinhas o azeite vai estar super aromático. Não tem erro, e como comentaram, fica uma delícia no pão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *