bolo de chocolate com cereja, bolo com ganache de chocolate e cereja, bolo floresta negra, bolo com cereja, receita com cereja em calda, bolo de natal, receita de natal, sobremesa de natal

Bolo de Chocolate com Cereja que é a Cara do Natal!

Esse bolo de chocolate com cereja não é a cara do Natal? Tenho mania de achar que tudo que vai cereja e chocolate tem cara de Natal. Nao sei se é pela cor da cereja, se é por me remeter a frutas cristalizadas (mesmo a cereja sendo em calda), enfim, pra mim tem cara de Natal.

Mas eu não fiz esse bolo para o Natal. Na verdade, fiz para a festa de 6 anos do João, meu filho. E fiz a pedido dele! Sim, ele queria um bolo de chocolate com “aquele creme de chocolate” (leia, ganache) e cerejas. Fiz um naked cake (ou tentei fazer rs), mas confesso que por muito pouco não deixei o bolo assim, só com as cerejas por cima.

bolo de chocolate com cereja, bolo com ganache de chocolate e cereja, bolo floresta negra, bolo com cereja, receita com cereja em calda, bolo de natal, receita de natal, sobremesa de natal

 

A receita do bolo de chocolate é uma velha conhecida aqui do blog, já postei ela por aqui. Só dei uma mexidinha e confesso que gostei do resultado! Achei que a massa ficou mais fofa. Eu troquei a agua por leite. Mas calma que vou passar a receita todinha para voces!

E não tem segredo! Já garra no papel e lápis ou no CTRL+C, CTRL+V e vamos fazer bolo!

Bolo de Chocolate Com Cereja

Eu sempre começo ligando o forno (ou acendendo) em 180C. Depois já unto a forma. Na verdade, nao unto. Eu uso esse spray desmoldante que pra mim é “de Deus”. Fácil demais de usar!! Vou deixar um link aqui para voce ver como é o produto!

Depois peneiro 1 xicara de chá de farinha de trigo, o 1 colher de sopa de fermento e 1/2 xícara de chá de chocolate em pó. Reservo. Aí, no liquidificador ou mixer, junto os 2 ovos (de preferencia em temperatura ambiente), 1/2 xícara de chá de óleo, 1/2 xícara de chá de açucar cristal e 1/2 xícara de chá de leite e bato bem. Tudo batidinho, junto essa mistura aos secos e apenas misturo com um fouet. Não fico batendo não. Aí é só despejar na forma e levar ao forno. No meu, 25 minutos foram suficientes, mas fica de olho! Faça o velho teste do palito para saber se o bolo está pronto! (só colocar um palito de dente no centro do bolo, se sair limpo é porque o bolo está pronto).
 

Bolo feito, agora é deixar esfriar.

Enquanto isso, bora para a ganache. Basta derreter  250g de chocolate meio amargo em barra no microondas ou em banho maria, acrescentar o 120g de creme de leite de caixinha (pouco mais da metade de uma caixa)  já misturado com 1 colher de sopa de calda de cereja e mexer bem! Eu levei a geladeira para dar aquela firmadinha!

Bolo deseformado e frio, molhe com leite para ficar bem úmido, cubra com a ganache e as cerejas picadas! Tá feito! Lindo de viver, combinando com o Natal!

Se voce quiser fazer estilo naked, como eu fiz para o aniversario do pequeno, basta fazer mais uma receita de massa de bolo e colocar sobre o recheio. Eu cobri com a mesma ganache do recheio e granulado.

 

Para imprimir!

Para quem gosta de imprimir, segue o card com a receita completa!

Bolo de Chocolate com Cereja
Ingredientes
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de chá de óleo
  • 1/2 xícara de chá de leite
  • 1/2 xícara de chá de açúcar cristal
  • 1/2 xícara de chá de chocolate em pó
  • 250 g de chocolate meio amargo em barra
  • 120 g de creme de leite (de caixinha mesmo)
  • 1 colher de sopa de calda de cereja
  • Cerejas picadas a gosto
Como Fazer
  1. Aqueça o forno em 180C e unte uma assadeira redonda

  2. Numa tigela misture a farinha, o fermento e o chocolate em pó. Reserve.

  3. No liquidificador coloque os ovos, o açucar, o oleo e o leite e bata bem

  4. Misture o liquido com os secos.

  5. Despeje a massa na forma e leve ao forno por 25 minutos ou até que o bolo esteja assado. 

  6. Para a ganache, derreta o chocolate no microondas ou em banho maria, acrescente o creme de leite já misturado com a calda de cereja. Mexa bem e leve a geladeira paa firmar.

  7. Depois que o bolo esfriar, desenforme-o e molhe-o com leite. Cubra com a ganache e as cerejas! 

Notas

Xícara de chá = 240ml 

 
 

Se voce tem pefil no Pinterest, não deixe de salvar essa receita na pasta!bolo de chocolate com cereja, bolo com ganache de chocolate e cereja, bolo floresta negra, bolo com cereja, receita com cereja em calda, bolo de natal, receita de natal, sobremesa de natal

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *