Como Congelar Legumes Para Economizar Tempo e Dinheiro na Cozinha!

Já parou para pensar em como congelar legumes facilitaria seu dia a dia e te faria economizar tempo e dinheiro no final da semana? 

 

Estava montando esse post há dias. Queria trazer pra vocês como congelar legumes e ajudar a facilitar sua vida na cozinha! Além de economizar tempo no dia a dia, ainda dá para economizar uma graninha aproveitando promoções e comprando alguns itens em maior quantidade e depois congelando.

Não está fácil pra ninguém… cada dia temos menos tempo para ir as compras e precisamos cada vez mais ser assertivos no que e quanto comprar para não acabarmos jogando comida fora.

Quando comecei a “pilotar” a cozinha aqui de casa, tinha muita dificuldade em acertar na quantidade de coisas que deveria comprar. Ou comprava de menos e tinha que ir ao mercado mais de uma vez por semana, ou comprava demais e acabava perdendo…

Pra minimizar isso, comecei a fazer um cardápio semanal e fazia as compras em cima disso. É claro que nem sempre conseguia seguir a risca. As vezes vinha gente jantar em casa, as vezes jantávamos fora… mas comecei a “adiantar” algumas preparações e congelar. Assim, se por algum motivo não fossemos consumir a comida naquele dia, não haveria desperdício… era so manter no freezer.

Já estou escrevendo o post sobre como fazer um cardápio para a semana e otimizar as compras. Devo publica-lo em algumas (poucas) semanas, eu prometo... Já está publicado – clique aqui para ver

Mas queria primeiro falar com vocês sobre como congelar legumes, na verdade, dividir com vocês como faço aqui em casa já pensando num cardápio especifico, ou simplesmente adiantando o dia a dia.

Depois de ler bastante sobre congelamento, branqueamento de legumes e fazer alguns testes, percebi que alguns legumes podem ser congelados sem branqueamento. Eu confesso que prefiro fazer o branqueamento (já te explico já o que é isso), mas nem sempre dá tempo…

 

Como Congelar Legumes

Vou descrever aqui os legumes que costumo congelar, pois acho que são super mão na roda e deixam qualquer refeição mais colorida e nutritiva.

O passo a passo para todos os legumes que são branqueados é o mesmo. O que muda é apenas o tempo em que o legume passará na água quente/fria. Existem inúmeras tabelas de tempo de branqueamento para legumes. Eu sinceramente trabalho com 1 minuto para todos os legumes que branqueio, com exceção da cenoura que deixo 2 minutos. Acho mais prático e dá super certo.

Ah, outro ponto é o corte dos legumes. Eu corto de 2 formas: cubos ou palitos (exceto a vagem que é em rodelinhas). Não gosto de cortar legumes em rodelas… mas é coisa minha…

 

Como Congelar Mandioquinha

A mandioquinha é um legumes que estraga num piscar de olhos… Acho incrível… Aqui em casa, no mesmo dia em que eu compro a mandioquinha já faço o processo de branqueamento e congelo. Nunca mais perdi mandioquinha…

Vamos ao passo a passo do branqueamento:

1. Pique as mandioquinhas em cubos. Tente manter um tamanho uniforme. Não é frescura estética não, é para termos legumes no mesmo ponto de cozimento. Mas não precisa pegar uma régua não tá??!??! É no olho mesmo…

2. Coloque as mandioquinhas em água fervendo por 1 minuto. Eu costumo colocar 1 xícara de chá de mandioquinha por vez.

2. Passado 1 minuto, com a ajuda de uma peneira ou escumadeira retire a mandioquinha da água fervendo e passe em água corrente.

3. Coloque as mandioquinhas em água com gelo por 1 minuto.

4. Retire da água gelada e seque bem. Eu gosto de usar um papel toalha da Kitchen super absorvente para ajudar a secar. Facilita bastante.

IMG_6100

 

5. Vc pode espalhar os cubinhos numa assadeira ou colocar num potinho aberto e levar ao freezer por umas 4 horas. Depois é só colocar em sacos próprios para congelamento, retirar o máximo de ar que vc conseguir e deixar no freezer. Quando quiser usar, basta abrir o saquinho, pegar a quantidade desejada e retornar o saquinho ao freezer!

como congelar mandioquinha, mandioquinha congelada

 

Quando estava organizando as fotos reparei que não tinha etiquetado o saquinho… Eu sempre coloco uma fita crepe mesmo com a data em que eu fiz o congelamento.

como congelar mandioquinha, mandioquinha congelada

 

Como Congelar Cenoura

Para a cenoura eu faço branqueamento usando o tempo de 2 minutos. Como o legumes branqueado não pode, na verdade não fica bom, para o consumo “cru”, eu sempre deixo algumas cenouras sem congelar em casa. Eu gosto de comer cenoura ralada na salada.

O processo é o mesmo da mandioquinha, com exceção do tempo.

1. Pique as cenouras em cubos. Lembre-se de tentar manter a uniformidade no tamanho!

2. Coloque as cenoura em água fervendo por 2 minutos.

2. Passados os 2 minutos, com a ajuda de uma peneira ou escumadeira retire a cenoura da água fervendo e passe em água corrente.

3. Coloque as cenouras em água com gelo por 2 minutos.

4. Retire da água gelada e seque bem. Como a cenoura é mais firminha, se vc quiser, pode passar pela centrifuga de folhas. Ajuda bem a secar também.

5. Aqui coloquei as cenouras num potinho e levei ao freezer.
como congelar cenoura, cenoura congelada

 

Não se preocupa não, porque depois ela solta todinha…

 

Como Congelar Brócolis e Couve Flor

Aqui eu aproveito totalmente o brócolis, branqueio até os talos. Separo os “ramos” do talo e faço o processo de braqueamento usando 1 minuto na água fervendo e 1 minuto na água gelada, como fizemos com a mandioquinha.

Acho que o brócolis fica com uma cor linda!!! E se mantem assim depois de refogado!

como congelar brocolis, brocolis congelado

 

Para a couve flor, o processo é o mesmo, mas tem um truque para deixa-las branquinhas: colocar vinagre na agua! 

Aqui são os talinhos já picados e branqueados (passados pela água fervendo e depois gelada, 1 minuto cada).

como congelar talo de brocolis,

 

Levo ao freezer em aberto (sem tampar) por pelo menos 4 horas. Depois é só colocar em saquinhos, etiquetar e usar na quantidade que vc achar melhor.

 

Como Congelar Vagem

Para a vagem eu não faço branqueamento. Congelo crua mesmo. Testei das duas formas e não vi diferença no sabor/textura depois e pronta.

Eu fatio, espalho em uma forma, levo ao freezer por 4 horas e depois coloco em saquinhos.

como congelar vagem, vagem congelada

 

Sugestão de Como Servir:

O legal de vc congelar todos os legumes separados, é que vc monta o mix do jeito que vc quiser! Fica livre para criar várias combinações e não come todo dia a mesma coisa!

Para os solteiros é uma super mão na roda… Fica pronto rapidinho e sem desperdício nenhum!!

Na hora de usar, tenho sempre em mente a seguinte medida: 1 xícara de chá de legumes congelados por pessoas. Assim não tem desperdício.

Numa panela, aqueço um pouco de manteiga e azeite.

Acrescento os legumes (do freezer para a panela), tempero com alho em flocos ou espremido, sal e pimenta e deixo refogar.

Não precisar colocar água. Deixe em fogo baixo por uns 10 minutos e pronto!!  Nesse aqui de baixo finalizei com salsa desidratada… Adoro alho com salsa!!

Seus legumes prontos para serem devorados!

Ah!! Voce pode fazer uma sopa e legumes a jato também!! Nessa receita aqui é só levar os legumes da freezer pra a panela, depois de refogar a carne!! 

 

Image-1 (1)

 

 

Os pratos ficam com cores lindas, super saudáveis e nutritivos!

Vc também pode misturar com carnes, frangos, macarrão… mas isso é assunto para o próximo post que está quase pronto… Aguardem… Vou mostrar como eu congelo carnes, frango, peixe…

 

Temos uma pasta no Pinterest com várias dicas para você economizar tempo e dinheiro na cozinha! Confere clicando aqui!! 

como congelar legumes, como congelar cenoura, como congelar brocolis, como congelar couve flor, como congelar beterraba, como congelar mandioquinha, posso congelar batata, o que eu posso congelar, fica bom congelar legumes

 

branqueamento de legumes, como branquear legumes, como congelar legumes,

 
 

Related Post

32 thoughts on “Como Congelar Legumes Para Economizar Tempo e Dinheiro na Cozinha!”

  1. Costumo congelar pimentões amarelos e vermelhos, gosto para usar como um tempero mesmo.
    Costumo congelar em potinhos mesmo, esses saquinhos você consegue reaproveitar?

    1. Oi Paula, tudo bem? Vc congela os pimentões como? É só picar e colocar nos potinhos? Super dica… aqui em casa até evito de comprar, pois nunca uso um pimentão todo!!!
      Eu uso potinhos ou esses saquinhos ZipLoc. Eu reaproveito sim. Lavo bem, passo na água quente e deixo secar.

      1. Tiro as sementes e corto ele em tirinhas e congelo. Aqyi tbm nunca uso um inteiro, bem comemos ele na comida, mas gosto do tempero….e acabava não comprando pq ia acabar no lixo! E pimentão vermelho ou amarelo já são mais caros.
        Qualquer peito de frango vira frango oriental aqui em casa com pimentão congelado e cenoura dando bobeira kkkk

        1. Amei a dica Paula!!!! Estou pensando num post sobre congelamento de temperos e certamente vou usar essa dica (com os devidos créditos, é claro!!).
          Obrigada por compartilhar!!!

          1. Comprei até saquinhos hj no mercado, da marca bom preço no walmart..mais barato do que as outras marcas que vi por ai!
            =)

    1. Ahh…. que honra poder ajudar vc!!!
      Depois que eu aprendi isso, nunca mais perdi nada aqui em casa!!
      Além de sempre ter um prato super colorido pra servir, a alimentação melhorou muito aqui em casa!! Pq tinha dias em que não tinha vontade nem de ir pra cozinhar, o que dirá picar legumes… Agora é só jogar na panela, refogar e tchannn… refeição saudável e linda em minutos kkkkk
      bjos

  2. Olá! Bem legais as dicas!
    Andei fazendo esse processo de branqueamento com alguns legumes e, pra prepará-los na hora de servir, tentei fazer no vapor, mas ficaram super murchos (e eu deixei bem pouquinho tempo no vapor). Refogando eles ficam com uma textura legal?

    1. Oi Rafaela! Que bom que tem gostado!!
      Sim, refogando eles ficam com uma textura bem legal. Claro que jamais será exatamente igual ao legume fresco, mas refogando pouquinho ele fica numa textura bem parecida. A que eu acho que fica mais diferente é a cenoura. Mas longe de ficar murcha.

  3. Oi Déia, adorei seu blog. Idéias e receitas práticas e de qualidade.
    Para tirar o ar dos saquinhos, costumo usar canudinhos. Daqueles de tomar suco. Coloca dentro do saquinho, apertando o saquinho com parte do canudo dentro e suga o ar no limite. Depois só vedar o saquinho.
    Abraços.

  4. olá Déia adorei suas dicas e receitas!Também tenho uma dica para tirar o ar do saquinho antes de congelar:é só colocar o saquinho já com a porção a ser congelada dentro de um vasilha grande com água. a água expulsa o ar pra fora do saquinho e vc pode fecha-lo com o mínimo de ar possível!

  5. Obrigada pela dica, amei
    Tenho um bebê de um ano e dois meses
    E confesso que tem dias que só consigo comer a hora que ele dorme ( na hora do almoço)mas aí é tanta coisa p fazer que opto sempre pelo mais fácil que tenho é claro nunca cortar e preparar legume e o mais fácil 😏
    Adorei as dicas e agora estou preparando p receber o seu cardápio semanal p ver se consigo me alimentar melhor
    Bjs querida parabens

    1. Ola Soraya,
      Obrigada pela visita!
      Para receber as receitas, basta se inscrever no blog!
      O formulario fica no canto direito do blog, logo abaixo do campo busca!

  6. Olá
    Cozinho todos os dias e tenho uma filha de três anos… não tenho livre nenhuma hora do dia pra fazer alguma atividade física. Então pensei em fazer marmitas e congelar pra pelo menos 2 dias da semana.
    Gostaria de dicas do que posso congelar já pronto.
    Um grande beijo

    1. Ola Fatima!
      Aqui no blog tem 2 posts com várias dicas de carnes, legumes para congelar, verduras para manter lavadas, legumes ralados! Bem na ideia de poupar nosso tempo mesmo!

  7. OI tudo bem? adorei as dicas, mas tenho uma pergunta.
    Se por acaso eu quisesse congelar os legumes já temperados e refogados, teria algum problema ou afetaria no sabor ou textura?

    1. Ola Daniele!
      Eu nao congelo chuchu nao… acho que nao dá certo!
      E abobrinha, eu só congelo assada. Eu pico (com casca mesmo, só tiro o miolo), espalho em assadeira, tempero e asso até ficar al dente (nao mole).

  8. Bom Dia. Geralmente, não faço branqueamento. Corto os legumes, consoante a finalidade. Lavo-os depois, muito bem lavados, em água a que junto sumo de limão ou vinagre de cidra(maçã) para desinfectar. Depois deixo escorrer o excesso de água, e processedo ao empacotamento em sacos apropriados para congelamento, colocando-os em seguida na arca congeladora.

    P. S* O processo de branqueamento nem sempre é aconselhado, visto que através dele se perdem muitos nutrientes( vitaminas, proteínas, etc) existentes nos mesmos. A menos que se aproveite a água do branqueamento, para outras finalidades alimentares.

    Festas Felizes

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *