congelamento de carnes prontas, frango desfiado ao molho e congelado

Congelamento de Carnes Prontas – Uma Economia de Tempo

congelando pratos prontos, como congelar pratos para a semana, congelando refeições para a semana

Voltei com o assunto de congelamento e agora congelamento de carnes prontas! Mas vou falar de como organizar e congelar carnes cruas também! 

Gente, estou amando fazer os testes aqui em casa e ver como realmente as ideias ajudam a reduzir nosso tempo na cozinha!

Na semana passada falei sobre congelamento de legumes e o post foi um sucesso! Muita gente agradecendo e dizendo que testou e aprovou a ideia!

Agora vamos completar aquele post, trazendo mais opções práticas para você ter no seu freezer.

Eu sempre congelei muita carne aqui em casa. Eu divido em porções, embalo, anoto data, tipo de carne e levo ao freezer. Acho que isso muita gente faz. Mas de um tempo pra cá comecei a testar o congelamento de carnes prontas, ja temperadas e refogadas e tem dado super certo. Só não gostei muito do resultado do peixe, mas vou continuar testando e se chegar a um bom resultado, posto para vocês.

Mas vamos falar do que já deu certo.

Primeiro vou dar algumas dicas de congelamento de carne cruas, como eu divido as porções, só para orientar quem ainda está começando nessa jornada de ganhar tempo!

A primeira coisa é saber quanto sua família consome de carne por refeição. Aqui em casa, quando falamos de filé de frango ou bife, o numero é sempre 4: 4 files de frango, 4 bifes… meu marido come 2, meu filho e eu comemos 1 cada. Como nem sempre meu marido janta em casa e no almoço somos apenas o pequeno e eu, as porções são sempre feita de 2 em 2. Como na foto abaixo. Embalo em saquinho próprio para congelamento, anoto o que é, a quantidade e a data que congelei.

 

IMG_6262

 

Também faço isso com peixe. No caso do St. Peter, sempre coloco 2 filés e meio na embalagem, já que o filé é grande. Isso é suficiente para um refeição em família aqui em casa.

IMG_6091compactada

 

Para o peito de frango, compro sem pele e sem osso e congelo 1/2 peito de frango em cada saquinho, conforme a foto:

IMG_6263compactado

Fácil não é?

Mas eu queria ainda mais facilidade!! Então um dia refoguei uma quantidade grande de carne e congelei uma parte para testar. Dias depois tirei do freezer e deixei descongelar na geladeira durante a noite. No almoço fiz um strogonoff. Super rápido…  Nem acreditei como ganhei tempo!!! Depois disso passei a fazer com frequência: Compro as carnes, refogo uma quantidade grande e divido em porções.

Aqui em casa a porção é sempre de 300g. Essa quantidade de carne, mais o arroz e acompanhamentos são suficientes.

O importante é sempre tirar a carne um tiquinho antes dela ficar pronta. Sabe quando vc prova a carne na panela e pensa: “Só mais um pouquinho”? Nesse momento você tira do fogo.

Outro truque é com relação ao tempero. Depois de congelado, alguns temperos tem seu sabor intensificado, então vale fazer um tempero levinho e corrigir depois. Até para vc ficar livre para misturar a carne como vc quiser!

Para embalar a carne, vc pode usar saquinhos de congelamento, potes plásticos ou potes de vidro próprios para ir ao freezer. Lembrando que o alimento expande no freezer, então nunca encha por completo os potes de vidro para evitar acidentes. Aqui eu uso o famoso: “O que tem”… kkkk… se tem saquinho muito bem, se não tem, vai no potinho mesmo… Sem stress…

Faço isso com carne picadinha, frango picadinho, frango cozido e desfiado e carne moída.

Image-1 (3)

 

Como não são pratos prontos, vc pode variar fazendo strogonoff, carne com legumes, um frango com uma pegada mais chinesa misturando legumes e shoyu, uma carne com creme de gorgonzola… é só colocar a criatividade para funcionar.

Olha esse franguinho simples que ficou pronto em minutos, graças a carne que já havia sido refogada e aos legumes que já estavam picados e branqueados.

IMG_6148

 

Outra coisa que venho fazendo muito, é manter sempre no freezer, molho a bolonhesa, frango ao molho, quibe, lagarto fatiado… Quando vou fazer um molho a bolonhesa, dobro as quantidade e congelo uma parte. Simples né? Não vai fazer a menor diferença fazer 500g ou 1kg de carne em termos de tempo… então porque não aproveitar tempo e gás? Economia de tempo e dinheiro! 

congelamento de carnes prontas, frango desfiado ao molho e congelado
Esse frango pode ser usado como molho para massas, recheio de torta, para um lanchinho…

 

quibe de forno congelado para facilitar o dia a dia, dicas de congelamento de carnes prontas
Quibe de forno congelado. Já coloco as instruções na tampa! Veja a receita completa aqui

 

Eu testei algumas receitas do blog e ficaram todas muito boas! Dá uma olhada:

Filé ao Molho de Gorgonzola

Strogonoff

Carne com Cuscuz Marroquino

 

E aí, animada a ganhar tempo na cozinha??

Teste aí na sua casa e depois me conta se gostou!!

 

 

Quer mais dicas de congelamento de carnes prontas? A Ariana do blog A Casa Encantada tem várias! Clique aqui para ver algumas ideias

 

 

 

 

Related Post

40 thoughts on “Congelamento de Carnes Prontas – Uma Economia de Tempo”

  1. Não gosto de congelar carne, tenho pavor do cheiro! rsrs
    Sempre compro fresca toda semana, eu gosto de congelar frango desfiado pois acaba sendo bem prático para várias receitinhas, preciso fazer mais vezes.
    Ontem fiz o congelamento da vagem e da abobrinha pois não precisava branquear, comprei bastante cenoura para testar tbm!

    Beijos

    1. Jura??? Eu congelo muita carne aqui em casa! Refogada e crua!!
      O frango é uma mão na roda mesmo!! Eu sempre tenho por aqui! Já me salvou várias vezes!
      Testa e depois me conta!! Mas a cenoura precisa branquear!! Até da pra fazer sem, mas acho que a muda um pouco a textura!
      bjs

    2. Estou adorando todas essas dicas.Já estava pensando em deixar de usar o sazon essa semana já vou fazer os temperos secos e o de refogados que vi hoje amei.

      Beijos!

    1. Que bom que gostou Soraya!! Vc vai ver como facilita a vida no dia a dia! Principalmente naqueles dias em que estamos super enroladas (aqui acontece direto kkk).
      bjos

  2. Olá adorei o post estava procurando por isso, mas gostaria de saber por quanto tempo fica congelados?
    Gostaria de saber o tempo das carnes e dos legumes
    Quanto tempo carnes e legumes pode ficar congelados
    Uma semana?
    Um mês?
    Mais?
    Vejo que coloca datas queria saber sobre isso o tempo de cada um

  3. Ola boa tarde e isso que eu andava a procura pois moro sozinho e ralo pra fazer meus alimentos meu tempo e muito pouco e se eu conseguir fazer isso que vc nos passou vai me ajudar pra caramba e vou me alimentar direitinho.Muito obrigado.

  4. Ola boa tarde, adorei sua dica e disso que eu to precisando pois tenho pouco tempo e moro sozinho se eu conseguir fazer suas dicas e dar tudo certinho vai me ajudar muito. E feliz ano novo pra vc e familia.

    1. Ola Andreza!
      Tem sim! Voce pode cozinha-lo e colocar em embalagens para congelamento.
      Eu sempre prefiro descongelar na geladeira e aquecer no microondas depois.
      abs!

  5. Amei o seu blog.
    Não acredito que só te achei hoje!
    Suas dicas e instruções são maravilhosas.
    Vou te indicar pra todas as minhas amigas que estão aprendendo a cozinhar. Da forma que você explica fica muito fácil fazer.
    Amei tudo, mas esse post sobre congelar a carne pré cozida é show de bola!
    Beijos!!!

      1. Temperei um file de tilapia na sexta e nao congelei, deixe abaixo do freezer que é bem resfriado, pois íamos come-lo no sábado e me esqyeci dele, pois viajei ultima hora. Hoje cheirei ele e esta com cheirinho bom. Temperei com limão e tempero completo. Será que aibda posso come-lo?

  6. Legal o post! Uma dica pro bolonhesa: congele só a carne refogada em alho e cebola com pouco sal. Ao descongelar acrescente o molho de tomate (eu uso passata) e salsinha fresca. Congelar o tomate deixa o molho muito ácido (o que pode ser corrigido com uma colher de café de pó Royal.)

    1. Oi Gisele, tudo bem?
      O frango eu faço assim, faço uma marinada e congelo.
      Mas a carne sempre congelo sem tempero, porque costumo usar apenas sal e pimenta para temperar.

  7. Eu estava congelando a carne pronta. Fazia da mesma forma que sempre faço e congela a. Mas meu marido detestou. Eu tbm 🙁 o gosto da carne e a textura fica estranha… Desisti… É era uma mão na roda…

    1. ola Jacqueline, tudo bem?
      Realmente nao fica identica…
      Eu tiro do fogo sempre um pouco antes de ficar pronta, assim quando aqueço ela não resseca tanto. Você faz assim também?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *