Cupcake de Baunilha com Geleia de Frutas Vermelhas

Sabe aqueles dias em que vc percebe que não tem nada para mandar na lancheira do filho, a não ser o que vc mandou no dia anterior? Pior, sabe quando isso acontece naqueles dias em que vc está toda atrasada? Pois é, essa receita saiu num dia assim… E ainda tem gente que diz que não produz sob pressão… kkkk

Como eu tinha pouco tempo e não podia errar (alto nível de stress), fiz uma receita bem básica e que nunca falha (se não falhou comigo, não falha com vc rs): Cupcake de Baunilha. Traduzindo: o bom e velho bolo branquinho, mas com gostinho de baunilha!

Eu fiz esses mini cupcakes na Maquina de Cupcake da Britania. Dá para fazer no forno sem problemas, mas nesse dia eu tinha só 20 minutos para fazer o bolo e sair para levar o pequeno… não ia rolar fazer no forno…

Vc vai precisar de:

2 ovos

1/2 xicara de cha de açúcar

1/2 xicara de cha de leite

1/2 xicara de cha de óleo (usei de girassol)

1 xicara de cha de farinha de trigo

1 colher de cha de extrato de baunilha (é diferente de essência)

1 colher de sopa de fermento em pó

geleia de frutas vermelhas (será usada quando formos colocar a massa para assar, não misturar aos ingredientes)

 

Como fazer:

1. Para quem vai fazer no forno, pre aqueça o forno a 180C.

2. Se for fazer em assadeira, use uma pequena e unte com manteiga e farinha. Se for fazer em forminha de papel, acomode as forminhas de papel na forma de cupcake

3. Se for usar a maquina de cupcake, coloque as forminhas dentro, mas não ligue ainda!

4. Numa tigela, peneire a farinha de trigo e  o fermento. Eu sei que parece frescura, tb pensava assim… mas vai por mim: da diferença no resultado e não leva nem 1 minuto!

5. No mixer ou a mão mesmo, junte os ovos, o óleo, o leite e o açúcar. Bata bem 

6. Misture os líquidos com a farinha e mexa apenas até obter uma massa lisa e homogênea.

7. Despeje a massa nas forminhas, enchendo no máximo 2/3 da forma. Nesse momento, coloque a geleia. A quantidade varia de acordo com o tamanho do seu cupcake. Se for um cupcake médio (forma numero 5), coloque 1/2 colher de cha. Se for um mini cupcake (forma numero 2) coloque 1/4 da colher de cha de geleia. Vai muito do seu gosto. So cuidado para não encher de geleia!

8. Leve ao forno por 20 minutos ou até que, fazendo o teste do palito, esse saia limpo.

9. Se estiver usando a maquina de cupcake, o tempo é de aproximadamente 8 minutos, mas vale abrir com 6 minutos e ver como estão!

 

Dica

1. Rendimento: 12 cupcakes na forma numero 5.

2. Como na Maquina de Cupcake so da para fazer 7 unidades por vez, eu costumo fazer meia receita: divido todas as quantidades por 2, inclusive o fermento. Rende 14 cupcakes.

3. Com relação a usar essência ou extrato de baunilha, da para usar a essência, mas o resultado será mais cheiro que sabor de baunilha. Da uma olhada nesses textos do Cupcakeando e do Prato Fundo. São bem esclarecedores, além de te ensinar a fazer o extrato de baunilha em casa.

Related Post

1 thought on “Cupcake de Baunilha com Geleia de Frutas Vermelhas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *