gelado de abacaxi, sobremesa feita com gelatina e creme de leite, sobremesa fácil, sobremesa barata, sobremesa com abacaxi

Gelado de Abacaxi com Chantilly – Sobremesa com Sabor de Infância

Quem já comeu esse gelado de abacaxi quando era criança?? Na casa dos meus pais sempre rolava esse e um bem parecido, que vou fazer numa outra oportunidade… 

As vezes fico pensando que a gente comia tanta coisa boa quando era criança e, na maioria das vezes, eram coisas tão simples. Hoje tentamos inventar tanto que não sei se vamos deixar “lembranças de cozinha” para os nossos filhos. Já pararam para pensar nisso?

Temos sempre a ideia de não repetir sobremesas ou até mesmo as refeições que não creio que as crianças consigam se lembrar com tanta clareza de algo, como eu me lembro das comidas da minha avó… lembro de textura, cheiro, sabor, da minha avó preparando… lembranças claras, mesmo depois de tanto tempo. 

Esses dias falei com uma amiga sobre essa questão das memórias de cozinha e andando pelo mercado vi um abacaxi com precinho camarada e comecei a pensar no que eu comia com abacaxi quando eu era pequena. Entre muitas coisas me lembrei dessa receita. Comprei o abacaxi, o creme de leite e a gelatina e fui pra casa “caçar” a receita. 

Mostrei no instagram, certa vez, que ainda tenho o caderno de receitas da minha avó. Na verdade um caderno em que eu copiava receitas pra ela, porque as receitas “de família, essas ela fazia de cabeça e não tem anotado em lugar algum, para o nosso total desespero, porque era tudo muito bom! 

Para uma primeira tentativa fiz só meia receita, mas vou deixar aqui a receita completa! 

Ah, e como esqueci de comprar o creme de leite fresco, acabei usando um chantilly de spray mesmo, mas você pode fazer um chantilly com picos firmes e decorar o doce ou apenas colocar por cima. Vale colocar cerejas também que fica bem bacana! 

A receita abaixo rende 12 potinhos como esse da foto. 

 

Gelado de Abacaxi com Chantilly

500g de abacaxi cortado em cubos e sem o miolo 

1/2 xícara de chá de açúcar (pode usar branco ou cristal – xícara de 240ml) 

900ml de agua 

2 gelatinas sabor abacaxi (usei gelatina em pó) 

2 caixinhas de creme de leite 

 

Como fazer:

1. Pique o abacaxi e retire o caroço

2. Numa panela funda coloque o abacaxi, a agua e o açúcar. Leve ao fogo e conte 15 minutos depois de levantar fervura.

3. Desligue o fogo e acrescente a gelatina. Mexa bem.

4. Acrescente o creme de leite e misture muito bem. 

5. Despeje em um refratário ou em taças, se quiser porções individuais. 

6. Leve a geladeira por 4 horas (no mínimo). 

 

Voce pode servir sem o chantilly se quiser, fica muito bom também, mas o chantilly dá um toque especial! Vale decorar com hortelã ou com cerejas em calda (ADORO)! 

gelado de abacaxi, sobremesa feita com gelatina e creme de leite, sobremesa fácil, sobremesa barata, sobremesa com abacaxi

 

Podia jurar que essa receita levava leite condensado, mas fica bem bom assim. Não fica muito doce, enjoativo, sabe? 

Espero que essa receita aguce suas memórias gastronômicas de infância e te façam ir pra cozinhar e se arriscar a reproduzir as receitas! 

Para mais ideias de sobremesa, basta consultar nossa categoria Sobremesas, aqui no blog! 

 

Imagem para voce pinar no Pinterestgelado de abacaxi, sobremesa feita com gelatina e creme de leite, sobremesa fácil, sobremesa barata, sobremesa com abacaxi , receita com gelatina

 

gelado de abacaxi, sobremesa feita com gelatina e creme de leite, sobremesa fácil, sobremesa barata, sobremesa com abacaxi

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *