como fazer molho pesto em casa

Molho Pesto – Voce Sabe Como Fazer Molho Pesto Bem Verdinho?

Curiosamente, esse molho pesto foi uma das primeiras coisas “diferentes” que aprendi a fazer. E mais curioso ainda, é que é uma das, senão a única, receita que eu sempre fiz de olho e sempre ficou bom.

Certa vez uma pessoa me pediu a receita. Quando falei que so fazia de olho, sem medida exata, acho que ela ficou pensando que eu não queria passar a receita. Fala serio, eu fazendo um molho pesto de olho? Eu que tenho medida até para omelete? Difícil de acreditar ne?

Fiquei super sem jeito e desde então venho tentando achar uma “medida” para o meu pesto. Não consegui, mas cheguei bem perto. Para mim, o grande lance é ir provando o molho. Até pq, o tipo de azeite que vc usa, o queijo, a castanha… a diferença entre as marcas interfere muito no resultado final (nossa, até parece que eu entendo muito do assunto ne? kkkk eu chego la)

Com ou sem receita exata, bora fazer esse pesto que é bom demais!

 

Molho Pesto

2 xicaras de cha de manjericão (lavado e bem seco)

1 xicara de cha de azeite extra virgem

2 dentes de alho (eu coloco 1, coloco o restante dos ingredientes e bato. Provo e se achar que precisa coloco o outro dente de alho)

1/2 xicara de cha de castanha de caju

1/2 xicara de cha de queijo parmesão ralado (não vale de saquinho. Compra o parmesão e rala em casa)

 

Como fazer:

1. Lavar e secar bem as folhas de manjericão. Não é frescura não. Eu já fiz com as folhas molhadas e achei que ficou meio “aguado”

2. Descascar o dente de alho

3. No copo do mixer ou do liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata bem.

4. Prove e veja se é necessário colocar sal (eu nunca coloquei, tem gente que coloca) ou se precisa de mais 1 dente de alho

5. Caso vc ache que o molho ficou muito espesso (grosso), acrescente um pouco de azeite e bata mais um pouco.

6. Pegue um pãozinho, coloque o molho e seja feliz!

 

Dica:

1. A receita original leva pinoli e queijo pecorino. Como esses 2 ingredientes são caros e mais difíceis de achar, eu troco, respectivamente, por castanha de caju e queijo parmesão ou meia cura.

2. Aproveite quando for ao mercado e o manjericão estiver barato, compre uns 2 maços, faça o pesto e deixe na geladeira. Em pote hermeticamente fechado, ele dura bem e te salva quando vc precisar de um petisco rápido!

3. Voce tambem tem a opção de congelar o molho pesto. Confere aqui como congelar molho pesto e ter essa delicia sempre a mão! 

 

 

Related Post

2 thoughts on “Molho Pesto – Voce Sabe Como Fazer Molho Pesto Bem Verdinho?”

  1. Pingback: Caprese no Palito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *