Pão de Leite

Há 10 anos o blog Kochtopf  promove, todo dia 16/10, o World Bread Day, Dia Mundial do Pão. É um convite aos bloggers de todo o mundo a fazer um pão e postar em seus blogs/redes sociais. O intuito é mostrar ao mundo que fazer pão não é difícil e pode ser muito divertido.

Ano passado o blog participou com a receita de um pão de frigideira sem gluten que sempre é sucesso por aqui.

Esse ano venho com uma receita de pão de leite super suave… Perfeito pra acompanhar um cafezinho e bom papo!

Mas como aqui é vida real, nem sempre as coisas saem de primeira… Na segunda feira fui fazer esse pão e inventei de fazer na batedeira ao invés de fazer na mão. Resultado: ele micou… ficou muito pesado, não gostei não… confesso que fazer na batedeira me pareceu uma excelente ideia, mas acho que deixei bater demais ou talvez de menos e não deu certo…

Na quarta feira tentei novamente e aí, fazendo na mão, deu certo. Mas vou tentar de novo na batedeira… vou ler um pouco mais sobre isso…

Vou descrever o passo a passo que deu certo, ok? Quando tentar novamente na batedeira e der certo, posto aqui.

 

Vc vai precisar de:

1 ovo

200ml de leite morno (vc deve conseguir ficar com o dedo no leite por pelo menos 10 segundos sem se queimar)

2 colheres de sopa de creme de leite fresco

2 colheres de chá de sal

2 colheres de sopa de açucar

3 xícaras de cha de farinha de trigo

2 colheres de chá de fermento biologico seco (fermento para pão)

1 gema e um pouquinho de leite para pincelar

 

Como fazer:

1. Numa tigela misture o leite, o açúcar e o fermento. Misture, tampe com plastico filme e deixe descansar por 10 minutos. O fermento vai espumar.

2. Numa tigela grande, coloque 1 xícara de chá de farinha de trigo e abra um buraco no meio.

3. Coloque no buraco feito na farinha: o ovo, o fermento, o creme de leite e o sal e vá fazendo movimentos circulares para que tudo se misture.

4. Acrescente o restante da farinha aos poucos e continue mexendo até que vc obtenha uma massa lisa e homogênea. Sove por uns 10 minutos.

5. Feita a massa, deixe-a descansar por 1 hora para que ela dobre de volume. Eu costumo colocar a massa coberta por plastico filme no forno desligado com a luz acesa.

6. Passada 1 hora, tire a tigela do forno e pre aqueça em 200C

7. Abra a massa, mas não deixe muito fina não. Depois enrole como se fosse um rocambole. Deixe a massa irregular mesmo, isso é que dá um charme no pão.

8. Acomode o pão numa forma de bolo inglês ou de pão, pincele com 1 gema misturada com um pouquinho de leite e leve ao forno até que fique dourado. Aqui levou 25 minutos.

Depois é só se deliciar!!

IMG_6077

 

Aproveitem a onda do World Bread Day e façam seu pão em casa!!! Se postar nas redes sociais use  #WBD2015

 

bjos e bom final de semana

Deia

 

 

 

 

Related Post

8 thoughts on “Pão de Leite”

  1. Deia!!!
    Que pão mais lindo! Já imaginei uma fatia dele com manteiga e uma xícara de café com leite! Este é o meu café da manhã predileto!
    Eu também inventei de modelar o meu pão de outro jeito e “deu ruim” rsrsrs…
    Aí fui nas bolinhas clássicas rs. Acontece! Mas, na mão ficou simplesmente magnífico!
    Parabéns!!!
    beijinhos =)

    1. Cintya!!! que bom vc por aqui!!
      Sabe que me orgulhei desse pão? Acho que nunca fiz um pão tão bonito kkkk… assisti tantos videos de pães… queria que ficasse com essa cara de pão enrolado… amo pão assim!!
      Que bom que gostou!!!
      bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *