Risoto com Lombo Agridoce – Uma Delicia Para Evitar o Desperdício

Adoro receitas que surgem pra evitar o desperdício… essa ideia do risoto com lombo agridoce veio pra salvar 3 espetinhos de lombo que sobraram do churrasco que fizemos na sexta feira a noite aqui em casa.

A princípio pensei em colocar os cubinhos de lombo no risoto e pronto… mais achei que ia ficar sem graça… 

Aí botei a “catchola” pra funcionar e como venho de alguns testes de receitas com uma pegada oriental, por que não fazer um molho agridoce para o lombo? 

Lembrei de um molho agridoce que faço para acompanhar rolinho primavera. Dei uma adaptada pra ficar mais líquido e pronto! Saindo um risoto com lombo agridoce no capricho!! 

O risoto fiz do jeito mais simples possível, nem parmesão eu coloquei no final. Quis que ele ficasse super neutro mesmo para que só o lombo aparecesse. Aí vc me pergunta: por que não fazer um arroz simples? Porque tinha pouco lombo pra nós 3 e se eu fizesse um arroz branco ia faltar mistura… Como o risoto por si só já faz volume, achei que seria uma opção melhor! 

Para o risoto eu usei 1/2 cebola roxa em cubos, 1/4 xícara de chá de alho poro picadinho, 1 xícara de chá de arroz arboreo, 1/4 xícara de chá de vinho branco, 1,5L de caldo de legumes, sal e pimenta. Caso vc tenha alguma dúvida sobre como preparar o risoto, dá uma olhada aqui. A forma de preparo é sempre a mesma: refoga cebola e alho poro no azeite, junta o arroz, coloca o vinho, deixa evaporar e vai colocando caldo aos poucos até dar o ponto do risoto. Sem segredo!

O lombo eu fiz numa panela a parte.

lombo agridoce, risoto com lombo agridoce, color IMG_0798

 

Caso vc não tenha uma sobrinha de churrasco, é só cortar o lombo em cubinhos, temperar com sal e pimenta e grelhar. Daí pra frente é só seguir o passo a passo abaixo. 

[yumprint-recipe id=’45’]

 

Risoto com Lombo Agridoce

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *